quinta-feira, 7 de junho de 2012

Entendendo alguns conceitos básicos do Linux Ubuntu

Lá vai umas Dicas para você Lidar com Linux Ubuntu!

Instalação:

A instalação é bastante simples, qualquer usuário que não seja totalmente iniciante poderá fazer, o primeiro passo é  escolher o idioma, no nosso caso Portugues do Brasil, depois escolhe a opção Experimentar ou então Instalar.

Depois disso, o instalador irá pedir informações de onde você se encontra (para configurar a hora e data do sistema), até ai tudo certinho.
 Depois é só ir seguindo os passos, escolher em que disco quer instalar, se quer instalar lado a lado com outro Sistema Operacional (dual boot), é tudo muito auto explicativo, não tem erro, você vai escolher um nome de usuário, uma senha o restante o próprio instalador faz sozinho, feito isso, ele pedirá para reiniciar, você vai logar com seu nome de usuário e senha, e estará usando já o sistema sem problemas.

Alguns programas:
Bem, no meu caso, eu instalo o pidgin, plugin do flash para firefox, isso já é suficiente para navegar e usar mensageiro instantâneo, caso precise instalar algum outro programa, poderá procurar na central de programas do ubuntu, que fica na primeira opção do menu, em "Aplicativos".


Alguém viu um cubo mágico no Linux..?

Esta que talvez seja a mais linda criação que funciona no Linux e não funciona direito no Windows, é o cubo mágico, ou compiz fusion, essa é uma maneira de deixar o Linux mais interessante, sem precisar de um hardware muito bom, eu mesmo uso esta funcionalidade em um pc mediano (celeron 1,6 Ghz, 2 Gb de memória, com video onboard), então acho que o pc de qualquer pessoa poderá usar o compiz no seu Linux, então, vamos a instalação, é bem rapida.

Aplicativos > "Central de Programas do Ubuntu";
2 - Dentro da "Central do Programas do Ubuntu", digite "Compiz" sem aspas no campo de pesquisa (em obter programa);
3 - O sistema irá retornar tudo o que é parte do compiz, vejamos quais pacotes devemos instalar:
  • Compiz
  • Configurações avançadas de efeitos da Área de Trabalho
  • Ícone do Compiz Fusion
  • Simples gerenciador de configurações CompizConfig.

 Feito isso, na terceira opção do menu em Sistema > Administração, tem a opção de configurar o compiz, é só abrir, escolher os efeitos e atalhos, e pronto, seu sistema estará mais interessante e bonito.
Agora sim, vamos falar sobre os comandos do terminal do Linux Ubuntu

Bem, eu prometi postar no ultimo post, mas, acabei postando sobre outra coisa que também acho muito interessante no Linux Ubuntu, mas, conforme prometido, aqui estão algumas dicas pra se dar bem com aquela tela preta sem graça do Linux, leia as próximas linhas e veja que não é tão mal assim.




Se o seu objetivo é instalar algum programa, use o comando:
 $sudo apt-get install nome-do-programa
Explicando o comando:
sudo - este comando, diz ao sistema que é um administrador que está fazendo modificações, e que ele precisa dar as permissões, lembre-se no Linux só o administrador instala ou desinstala programas, modifica contas de usuários, senha de root, só pra deixar claro, entenda como administrador o root, que na prática é a mesma coisa.
apt-get - este comando, diz ao sistema buscar nos seus repositórios a fonte dos programas, ou seja, onde o sistema precisa buscar para instalar o programa, seja na internet, seja em um cd.
install - este comando, já diz ao sistema que ele vai instalar alguma coisa, então, ele já da permissão para escrever nas pastas do sistema.
nome-do-programa - bem, este comando dispensa apresentações, ele apenas diz ao sistema que programa ele quer que instale.
Gostou da dica? Então digite no seu terminal ai agora:

$sudo apt-get install gparted
Você vai instalar o melhor programa para formatar e modificar qualquer dispositivo de armazenamento de maneira fácil, rápida e descomplicada.

Não sabe como abrir o terminal? Vá no menu "Programas > Acessórios > Terminal", simples, não?

Nenhum comentário: