segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Dicas para um bom profissional na area de informatica

A algum tempo venho recebendo mensagens de e-mail de pessoas me questionando sobre como ser um bom profissional de informática. Resolvi escrever sobre este assunto pois sei que seria bom contribuir com todos.
Em uma das mensagens, um amigo meu que até trabalha com manutenção de computadores, o cara é do tipo que vai na casa do cliente, leva a maquina pra bancada e faz a maquina funcionar de novo, devolve, passam 30 dias, ele volta na casa do cliente e faz o mesmo trabalho e assim sucessivamente. Existe uma falha neste processo, a excelência foi deixada de lado, muita gente pensa que informática tem a ver com termos, jargões, caras cheios do conhecimento, é um engano muito grande, algumas características são extremamente necessárias para que o sucesso venha e seja duradouro, claro que conhecimento é importante, mas, não é só isso.

  • Organização- Um bom profissional precisa ser organizado, não só com os clientes, mas, em sua vida, as vezes existe a necessidade de trabalhar em feriados, finais de semana, é muito comum também trabalhar madrugada adentro. Acredite, isso acontece muito.
  • Comprometimento- Um dos pontos chave, cumprir com os compromissos e contratos, um bom profissional sempre tem clientes, se tiver clientes satisfeitos, eles indicam, se indicam, poderá trabalhar com contratos, se tiver contratos, tem estabilidade, pense nisso.
  • Honestidade- Em todas as profissões isso existe, é natural, se quer ser malandro, que seja, mas, não espere que seus clientes te liguem de novo, ninguém gosta de ser tapeado e isso pode gerar processos pesadíssimos, caso você passe a perna em alguem.
  • Treinamento- Um bom profissional não precisa entender tudo, especialize-se em um sistema ou segmento, mas, não deixe outros aspectos de lado, exemplo disso é o especialista em redes, o cara entende muito de redes mas precisa de conhecimento em eletricidade, que pouca coisa tem a ver com redes, mas acredite, influencia e muito, então, invista em seu treinamento. 
  • Dinamismo- Eu estava pensando em o que escrever aqui, realmente não sei, mas, lembro de algumas situações em que ser dinâmico salvou um dos meus melhores contratos, ao chegar no local de trabalho me deparei com outro profissional ali, o gerente da empresa perguntou se alguém se sentia incomodado, dissemos que não e começamos os trabalhos, em um momento este outro profissional chegou no gerente e pediu que ele escolhesse, o resultado foi um contrato por 2 anos consecutivos comigo, saiba interagir com outros profissionais, isso é a excelência.
Bem, estas são as minhas dicas para um bom profissional na área de informática, saiba que ficar lendo estas dicas não vão resolver seu problema, da um jeito de fazer cursos, vale até fuçar no computador da sua tia, não se prenda a ferramentas, o que faz o profissional é o conhecimento. Saiba improvisar, as vezes da certo. E por ultimo, para de ver pornografia e vai ler um bom livro. Isso faz um bem danado !!

Grande Abraço


Cássio Fernandes

Nenhum comentário: