sábado, 12 de novembro de 2011

Como montar um provedor de internet wireless

Não vou ensinar tudo, vou postar aqui o que sei e não vou postar tudo de uma única vez, vou ir atualizando o post para que a compreensão seja mais clara e fácil.

Hardware:
Não vamos precisar de uma máquina muito boa, se tiver um pentium2 funcionando, ótimo, mas, para confiabilidade e facilidade para encontrar peças, recomendo um processador intel 1,6 Ghz (celeron), um dos mais baratos hoje em dia no mercado, placa mãe as pcchips são das mais baratas, uso um P17G a 2 anos e nunca deu problemas, a questão do hd é sempre um dilema, pois, hoje me dia já não é tão comum encontrar hd de 160 Gb, hoje em dia a capacidade minima que estão usando por ai é 500 Gb no minimo, então, é bom dar uma olhada nas peças usadas. Em relação a memória ram, 1 Gb já da pra gente começar um projeto bem bacana. Nem preciso falar sobre as placas wireless... Vamos a lista de compras então.




  • Placa mãe Pcchips P17G
  • Memória 1 x 1 Gb
  • Processador intel 775 Celeron 1,6 Ghz
  • Hd Sata 160 Gb*
  • Placas pci não importa a marca, mas, que seja de confiança, Dlink é uma marca bem conhecida e conceituada, mas, o importante é que funcione.
  • Para montar tudo dentro, precisamos de uma caixa hermética, podemos construir uma com fibra de vidro, que fica bacana, mas, nada impede de comprar uma boa caixa com garnatia, pois, todo o nosso projeto vai ficar literalmente em cima da torre.
 *Em relação ao hd, qualquer um com pelo menos 40 Gb já vai nos servir muito bem.

Em relação as antenas, podemos optar por comprar, mas, sempre achei aquilo muito caro, eu mesmo faço as minhas e sempre deu certo, então, vamos ao tutorial sobre antenas...

Encontrei este artigo bem completo, então, leia:

http://www.clubedowarchalking.com.br/antenas-wireless/antena-painel-setorial.html

Em breve atualização do artigo...

Nenhum comentário: